Z
A
I
L
D

Tom Lisboa

Tom Lisboa é Mestre em Comunicação e Linguagens e atua como artista visual , professor de cinema e fotografia e curador independente. Está radicado em Curitiba desde 1987.

Em 2012, recebeu o Prêmio FUNARTE Marc Ferrez de Fotografia e, em 2005, o Prêmio Porto Seguro de Fotografia, na categoria pesquisas contemporâneas, com a série polaroides (in)visíveis. Neste mesmo ano, foi ainda mapeado pelo Rumos Itaú Cultural.

Foi um dos artistas brasileiros selecionados para Bienal de Cerveira (2013), em Portugal, e tem participado como convidado dos principais festivais de fotografia do país (Paraty em Foco, Fest POA, Foto Arte, Semana da Foto em Curitiba) e do exterior (Encuentros Abiertos / Argentina). Em 2011, sua produção foi incluída na mostra organizada por Eder Chiodetto "Geração 00 - A Nova Fotografia Brasileira", que mapeou importantes contribuições surgidas na primeira década do século XXI na área da fotografia.

Em 2013 foi curador do CLIF - Curitiba Luz Imagem Fotografia e trabalhou na equipe curatorial da Bienal Internacional de Curitiba (2014, 2013 e 2009).

Integra a coleção Porto Seguro, Joaquim Paiva, do Governo do Estado do Paraná, da Galeria Graça Landeira e do MAC Campinas.

2015 - Exposição coletiva "A Partir da Fotografia", Zilda Fraletti Galeria de Arte - Curadoria: Juliane Fuganti